A REFORMA TRIBUTÁRIA CHEGOU … NO MARKETING
A estratégia de marketing das empresas será também impactada pela reforma tributária. Você já tinha pensado nisso?
Em artigo anterior, falamos sobre a mudança da precificação, que é evidente em razão dos tributos que serão instituídos em substituição aos atuais.
Porém, outra mudança importante que não pode passar desapercebida é que os novos tributos terão a mesma base tributária, que é ampla, única e engloba todas as operações onerosas. O que isso quer dizer na prática? Que algumas estratégias comerciais devem ser revistas - por exemplo: se a empresa fazia a venda do produto, mas terceirizava a instalação, pode passar agora a oferecer a venda do produto já com a instalação incluída, porque a princípio, não deve haver ineficiência tributária, nem diferença de carga tributária. Se a empresa cedia um equipamento em comodato e vendia os consumíveis, terá que avaliar se é eficiente manter esse modelo - talvez possa valer mais a pena cobrar mensalmente um valor fixo, independentemente do consumo.
Vamos pensar em outras hipóteses? Investimentos em campanhas publicitárias que normalmente envolvem vultosas quantias passarão a dar direito a crédito de IBS e CBS (assumindo que de fato será observado o princípio da não cumulatividade plena). Isso permite abrir muitas portas em termos de veículos de divulgação e formas de anunciar os produtos, e até estruturar de uma maneira diferente o time de vendas - por exemplo, passando a ter mais representantes comerciais, já que hoje em dia a possibilidade de tomada de créditos de PIS e COFINS nesse tipo de contratação é limitada.
A reforma pode também permitir que novos modelos de negócios - como a parceria com outras empresas - possam ser viabilizados e ofertados de forma mais clara. Hoje em dia questões como a bitributação e/ou falta de clareza das regras acabam engessando esses formatos menos convencionais.
Para as empresas B2C - e também para as B2B - podem surgir questões do tipo: como funciona um programa de fidelidade dentro do IBS e CBS? Qual a vantagem se passar a vender meu produto em um modelo de "pay per use"? O que muda se eu passar a usar uma plataforma - brasileira ou estrangeira - para intermediar minhas vendas?
Para as startups e empresas de tecnologia - quais as necessidades e ‘dores’ que irão surgir com a reforma tributária que essas empresas podem tentar suprir? Novos aplicativos, ferramentas, funcionalidades?
Pare por um momento e imagine quantos novos negócios podem surgir. Não fique sozinho e convide a turma criativa do marketing para pensar junto com você quais as novas possibilidades - e, claro, desafios - que a reforma tributária trará.
Fonte: Portal da Reforma Tributária.
                        