COMO CONTABILIZAR AQUISIÇÃO DE ESTOQUE NAS PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS?
De maneira geral, as normas contábeis irão estabelecer os conceitos, bem como os critérios de reconhecimento, mensuração e desreconhecimento de ativos, passivos, receitas e despesas.
No caso das Pequenas e Médias Empresas que adotarem a NBC TG 1.000, é necessário observar os requisitos estabelecidos por essa norma quanto ao reconhecimento dos estoques, os quais devem ser registrados como ativos da empresa.
Cabe destacar que os estoques se referem aos ativos mantidos para venda no curso normal dos negócios, bem como os ativos a serem utilizados no processo de produção para venda ou ainda na forma de materiais ou suprimentos a serem consumidos no processo de produção ou na prestação de serviços.
Quando a empresa compra uma mercadoria para o estoque, deve considerar como custo de aquisição o seu respectivo preço de compra, incluindo os tributos de importação e outros tributos não recuperáveis, gastos com transporte, manuseio e outros custos diretamente atribuíveis à aquisição de bens acabados, materiais e serviços. Por outro lado, deve deduzir do custo os descontos comerciais, abatimentos e outros itens similares.
Por fim, ressalta-se que o valor será reconhecido no resultado, ou seja, haverá a baixa do estoque do ativo para o reconhecimento no resultado, como "Custo da Mercadoria Vendida", por exemplo, somente quando os estoques forem vendidos, no mesmo período em que a respectiva receita de venda é reconhecida.
                        