NÃO DEIXE PARA DEPOIS: MAIS DE 10 MILHÕES DE CPFS E CNPJS PRECISAM SE REGULARIZAR ATÉ DEZEMBRO

  • Epac Contabilidade
  • 20/09/2024
  • Contabilidade

NÃO DEIXE PARA DEPOIS: MAIS DE 10 MILHÕES DE CPFS E CNPJS PRECISAM SE REGULARIZAR ATÉ DEZEMBRO

https://itcnet.com.br/biblioteca/2024/ir/Mei_cnpj_250x142.png

Sebrae preparou dicas para apoiar microempreendedores individuais no preenchimento de obrigações com a Receita Federal.

A Receita Federal informa que mais de 10 milhões de contribuintes (pessoas físicas e jurídicas) têm algum tipo de pendência - desses, mais de 2 milhões de CPFs podem ser suspensos caso as irregularidades não sejam sanadas. Entre os problemas encontrados estão o não envio de declarações ou a correção em documentos entregues ao Fisco, como o Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF) e a Declaração Anual Simplificada para o Microempreendedor Individual (DASN-Simei).

No caso das empresas, a Receita Federal destaca que as pendências estão sujeitas à declaração de inaptidão da inscrição no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) e a empreendimento, além de pagar multas, pode deixar de existir.

Como regularizar?

Para verificar as pendências, é necessário que o contribuinte acesse o portal da Receita Federal. Também é possível fazer a consulta no Portal e-CAC.

Como preencher?

O Sebrae preparou uma série de vídeos com todas as orientações para facilitar a vida dos microempreendedores individuais (MEI). Lá o empreendedor vai encontrar dicas sobre "Como preencher a Declaração Anual do MEI", "Como fazer o cadastro no portal Gov.BR", "Como emitir as guias DAS do MEI em atraso", entre outros conteúdos.

Na página Jornada MEI, o Sebrae também traz conteúdos inteiramente voltados aos microempreendedores individuais. Quem quer se tornar MEI ou já abriu a própria empresa vai encontrar o caminho para melhorar vários aspectos do dia a dia do negócio.

Ao completar as trilhas de conhecimento, o empreendedor poderá ter acesso a benefícios exclusivos, como consultorias, bônus de desconto e mesmo acesso à linhas de crédito diferenciadas.

Fonte: Sebrae.